sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Reunião para enxugar gelo na SECT/RJ




Já que a reitoria da UENF não informa, eu informo. Como poderão notar abaixo na nota enviada pela delegacia do SINTUPERJ/UENF aos seus associados, a reunião de ontem no Rio de Janeiro não foi na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), mas na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT). 

Além disso, a "delegação" da UENF não conseguiu se encontrar com o secretário Tutuca, mas apenas com um subsecretário (com qual deles eu não sei porque não está dito). Aliás, essa "delegação" da UENF reflete bem a esquisitice da situação, pois foi o chefe de gabinete que foi representar a reitoria, sendo acompanhado por 3 técnicos cujos nomes estão na mensagem do SINTUPERJ, sendo que um deles é apresentando como sendo "o representante dos técnicos no CONSUNI" quando os técnicos são representados por 4 e não apenas o ungido para ir nessa reunião seguindo sabe-se lá quais critérios de escolha.

Agora, convenhamos, a reitoria tenta empurrar a minuta precarizante goela abaixo e no ritmo da urgência/urgentíssima e o máximo que fazem é ter uma reunião com um subsecretário da SECT? De quebra, que documentos a SECT ainda precisa receber? Como questões salariais dos servidores estão centralizadas na SEPLAG desde o primeiro mandato do (des) governador Cabral, essa reunião na SECT cujo resultado é pedir documentos mais parece um exercício de enxugar gelo no Polo Norte.

De quebra, há que se lembrar que a ADUENF já enviou uma minuta para a SECT apresentando a posição do sindicato. Agora, vamos esperar o informe oficial da reitoria da UENF para ver com que pérola irão nos brindar para podermos comparar versões.

Mas o importante é notar que todo o ritmo assombrosamente rápido com que a reitoria operou para tentar desmantelar o modelo de Darcy Ribeiro agora parece ter se encontrado com o ritmo mais lento de um (des) governo estadual (o de Sérgio Cabral) que se encontra em profunda crise de legitimidade. Aliás, agora as apostas no Rio de Janeiro giram em torno do mês em que Sérgio Cabral irá renunciar ao seu mandato (janeiro ou abril de 2014). Se depender dos manifestantes na porta da sua casa, talvez seja até antes.


INFORME DO SINTUPERJ/UERJ SOBRE REUNIÃO NA SECT 



Informamos que ontem, 1/8/2013, foi realizada reunião com o Subsecretário de Ciência e Tecnologia e com o Diretor Geral de Administração da SECT, onde estiveram presentes os delegados sindicais Alberto e Pedro Brasil, bem como o representante dos técnicos no CONSUNI, Detony e o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Manuel Vazquez. A reunião teve o objetivo de levar informações sobre o pleito de correção da distorção dos servidores técnicos da UENF e, na oportunidade, a SECT solicitou o envio de documentos a fim de formar seu conhecimento sobre o assunto, mas desde já, manifestou sua posição favorável à questão.

Delegacia Sindical Sintuperj Uenf