quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Valor: MMX interessa como porto operando, afirma Usiminas



Por Olivia Alonso | Valor

SÃO PAULO - (Atualizada às 11h16) A Usiminas, a princípio, não tem interesse em deter uma participação na MMX, mas interessa à siderúrgica que as operações do porto da mineradora ajudem a escoar sua produção, disse há pouco Ronald Seckelmann, vice-presidente de finanças e relações com investidores da Usiminas.

"A MMX interessa como porto operando", disse o executivo em reunião da Apimec. Ele afirmou ainda que a Usiminas não sabe se a MRS teria feito uma proposta pela MMX e que uma eventual negociação tem que ser discutida no âmbito da própria MRS, empresa pertencente a Vale, Gerdau, CSN e Usiminas. 

Seckelmann lembrou que a Usiminas está cobrando da MMX as multas referente ao atraso da operação do porto. Segundo ele, a produção de minério de ferro da empresa será de 6,5 milhoes de toneladas neste ano, abaixo da capacidade, por "restrição da capacidade portuária para escoamento do produto".

Com o porto em operação, disse, no ano que vem o volume tenderá a ser melhor.

Vendas

A Usiminas espera terminar o ano um crescimento de 5% em suas vendas de aço. O diretor comercial da empresa, Sergio Leite, afirmou que a companhia pretende atingir, neste terceiro trimestre, o mesmo nível de volume de vendas do segundo, com leve variação de 2%, para mais ou para menos. Para o quarto trimestre, a expectativa é de um volume menor por causa da sazonalidade.