segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Convite ao Intercâmbio das Resistências ao Projeto Minas-Rio


Gostaríamos de convidá-lo a participar da segunda etapa do intercâmbio entre as experiências de resistência ao Projeto Minas-Rio,da Anglo American e LLX. A intenção é colocar em contato os atingidos pela mina, em Conceição do Mato Dentro, e os atingidos pelo Porto do Açu, em São João da Barra. Construir uma visão integral do empreendimento, e de seus nexos com a aposta nacional na expansão da extração mineral.

Nesse sentido, gostaríamos de contar com a sua presença nasatividades que ocorrerão nos dias 23 e 24 de Agosto, em São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro, conforme programação a seguir.

Intercâmbio das Resistências ao Projeto Minas-Rio

Programação

Dia 23 de Agosto (ônibus saindo da UFF/Campos – 16h- confirme presença)
18h - Abertura e Debate: Análise de Conjuntura do Projeto Minas/Rio. Prof. Roberto Moraes/IFF
Local: Associação dos Produtores e Proprietários de Imóveis de São João da Barra – ASPRIM. Água Preta. São João da Barra/RJ.

Dia 24 de Agosto
Manhã:
8h Visitas às Obras do Complexo do Açu e às comunidades, para visualização das violações. Assessoria do Prof. Dr. Aristides Soffiati.

Tarde:
13h Conversa com Defensoria e Ministério Público (RJ e MG).
Troca de experiências entre os atingidos.
Local: Associação dos Produtores e Proprietários de Imóveis de São João da Barra - ASPRIM, São João da Barra/RJ.

Realização: Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA – UFMG) eInstituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)Apoio: Núcleo de Estudos em Trabalho, Cidadania e Desenvolvimento – NETRAD/UFF, Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – NERU/UFF, Núcleo de pesquisa em Mineração, Meio Ambiente e Sociedade – NuMMAS/UFF,Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade – POeMAS/UFJF, Rede Brasileira de Justiça Ambiental – RBJA, ASPRIM, AGB, Comissão Pastoral da Terra, MST.