quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Veja: Murilo Ferreira nega que Vale queira comprar a MMX

Presidente da mineradora disse que a subsidiária MRS é quem tem interesse no Porto do Sudeste, da empresa de Eike


A MMX informou em junho que estava avaliando "oportunidades" que incluem a venda de ações detidas por Eike(Divulgação)

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, negou que a empresa tenha interesse em adquirir a MMX, companhia de mineração do grupo EBX, do empresário Eike Batista. O executivo disse que alguns operadores da bolsa de valores utilizam o tema para especular. "A MRS é nossa subsidiária e tem interesse no Porto do Sudeste (da MMX)", disse Ferreira. "A Vale não está negociando a MMX, ponto final", reiterou. 

Ferreira participou nesta quarta-feira de reunião de grupo de empresários japoneses e investidores brasileiros com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Ele contou que os japoneses demonstraram interesse pelas ferrovias. Além disso, relatou a possibilidade de brasileiros e japoneses se unirem para investir na África.

De acordo com informação do site da MRS Logística, a Vale tem participação de pouco mais de 10% na empresa. A Vale, MBR, CSN, Usiminas e Gerdau integram o grupo de acionistas que controla a companhia. 

Em meio a dificuldades financeiras do grupo EBX, a MMX informou em junho que estava avaliando "oportunidades" que incluem a venda de ações detidas pelo controlador Eike, assim como de seus ativos. O principal atrativo da mineradora do conglomerado X é o porto.

O controlador Eike Batista, porém, prefere vender o porto e a mina, pois as reservas de minério de ferro perdem valor sem a logística necessária para escoá-las, disse recentemente uma fonte que acompanha o grupo EBX.

Mais cedo, em São Paulo, o vice-presidente financeiro da Usiminas, Ronald Seckelmann, disse que não tinha conhecimento sobre uma eventual oferta da MRS pela MMX.