sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Deputados mandam recado claro à reitoria da UENF durante audiência pública

Na audiência da Comissão da Educação, ADUENF e DCE conferem o acerto de sua opção de resistir ao desmanche, enquanto a reitoria da UENF insiste em justificar o injustificável

Na audiência pública que foi realizada pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no campus da UENF nesta 6a. feira (23/08) em Campos dos Goytacazes, os deputados Comte Bittencourt (presidente da Comissão) e Marcelo Freixo deixaram muito claro que a mensagem do governo relativa ao adicional de Dedicação Exclusiva (DE) dos professores da UENF ainda não chegou para análise dos deputados.

Nesse sentido, os deputados afirmaram que eles "gostariam" que a tal mensagem já chegasse com as questões do Adicional de DE chegassem separadas e não juntas numa só minuta como deseja a reitoria da UENF. 

Além disso, Comte Bittencourt e Marcelo Freixo enfatizaram que boa parte das demandas da UENF são concretizadas via a ALERJ. Aproveitando essa deixa, Comte Bittencourt aproveitou para fazer um "apelo" à reitoria da UENF no sentido de reconduzir a discussão da DE imediatamente. Segundo Comte a Comissão de Educação que foi o esteio da conquista da DE na UERJ não irá enfraquecer esse regime na UENF.

Já no tocante à obra do bandejão, Marcelo Freixo lembrou que os recursos para esta obra já constavam do orçamento de 2007, e o fato de que a obra não ter sido concluída até hoje é sinal de muita incompetência, ou coisa pior.

O saldo dessa audiência foi bem sintetizada pela diretoria da ADUENF em nota pública (Aqui!) considerou o saldo da audiência uma vitória da ampla maioria da comunidade universitária da UENF que tem está fortemente engajada na defesa do modelo acadêmico de Darcy Ribeiro.

Lamentável mesmo nessa audiência apenas a postura de avestruz com cabeça enterra na areia da reitoria da UENF e de seus áulicos que continuam tentando justificar o imponderável com desculpas para lá de esfarrapadas. 

Felizmente, a resposta interna de resistência a esse projeto de desmanche está encontrando apoios importantes como bem demonstrou essa audiência que ocorreu na UENF. Eu continuo achando que a reitoria da UENF ainda não entendeu a lição que a ADUENF e o DCE estão dando neste momento aos que querem sucatear e vilipendiar a obra de Darcy Ribeiro. Pior para eles!