terça-feira, 20 de agosto de 2013

Família de José Irineu Toledo entra com recurso para reaver terra expropriada pela CODIN


A família do falecido José Irineu Toledo protocolou hoje no Fórum de São João da Barra uma ação para anular a imissão de posse que foi realizada no dia do seu falecimento. Essa ação que teve elementos de constrangimento à família do Sr. José Irineu acabou impedindo que eles pudessem enterrar com tranquilidade o agricultor que viveu por mais de 80 anos na localidade de Água Preta que fica no entorno do Porto do Açu.

Essa ação que questiona não apenas as condições em que a imissão de posse foi realizada, mas também de sua necessidade ocorre na mesma semana que os agricultores do V Distrito se preparam para uma importante atividade política que ocorrerá em conjunto com os atingidos pelo Mineroduto Minas-Rio no município mineiro de Conceição do Mato Dentro.

A juíza encarregada do processo, a meritíssima Luciana Cesário, agora terá a oportunidade de reavaliar todos os elementos peculiares que cercaram essa ação liderada pela CODIN, incluindo-se o fato de que o processo foi aberto contra um réu que de ignorado nada tinha, visto que o Sr. José Irineu Toledo era não apenas uma pessoa conhecida, mas também bastante respeitada na comunidade de Água Preta.

Já a CODIN deveria se preparar para uma enxurrada de problemas legais dos quais o processo movido pela família do falecido José Irineu Toledo é apenas a ponta de um imenso iceberg. Uma dessas ilegalidades é que desde o dia da desapropriação o rebanho bovino da família do Sr. José Irineu se encontra em condições inadequados no interior de uma propriedade rural pertencente supostamente ao Grupo EBX.