sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bloomberg informa: BOVESPA analisa mudanças no seu Índice por causa da derrocada das empresas "X"


Por Denyse Godoy 

A BM & FBovespa SA (BVMF3), operadora da maior bolsa da América Latina, está considerando mudanças em seu medidor de ações Ibovespa por causa do estragos causados pelas empresas de Eike Batista no índice de referência usado no Brasil.

A BM & FBovespa vai anunciar alterações no número de ações sobre o índice ou a sua ponderação até o final de setembro,  disse o seu presidente, Edemir Pinto, a jornalistas hoje em São Paulo. Uma Comissão formada por executivos e funcionários do banco e empresas de corretagem entregou um relatório no mês passado, sugerindo alterações na metodologia.

"O Ibovespa tem 45 anos, e o número de empresas no mercado tem aumentado muito ao longo dos anos", disse Pinto. "O índice deve refletir a diversidade de setores da economia brasileira que estão presentes na bolsa agora".

As ações da empresa de petróleo de Eike Batista, a OGX Petróleo e Gás Participações SA, caíram 87 por cento este ano, em meio à deficiências e diminuição de caixa, agitando o indicador Ibovespa. A ponderação da empresa no índice vai aumentar para 4,4 % em setembro, saindo dos atuais 2,1 %, de acordo com uma previsão de 01 de agosto de mudanças que estão programados para entrar em vigor no âmbito da metodologia existente.

Eike Batista, que era oitava pessoa mais rica do mundo no ano passado, caiu para fora das fileiras dos bilionários com a queda das ações de suas empresas.

Para contatar o repórter nesta história: Denyse Godoy em São Paulo no dgodoy2@bloomberg.net.  Para contatar o editor responsável por essa história: David Papadopoulos em papadopoulos@bloomberg.net