sábado, 10 de agosto de 2013

Noêmia Magalhães, uma mulher sem medo, é exemplo da luta contra a injustiça no Açu

Em determinados episódios históricos determinados indivíduos são chamados a cumprir papéis e tarefas para as quais não estão preparados. Nesses momentos é que surgem lideranças que surpreendem a todos, especialmente aos que querem violentar direitos e desrespeitar os mais fracos e marginalizados.

Esse é o caso de Noêmia Magalhães que vem sendo um esteio essencial na resistência que centenas de famílias de pequenos proprietários vem impondo ao (des) governo de Sérgio Cabral e ao outrora poderoso Grupo EB(X).

Quem visita Noêmia Magalhães e seu esposo Valmir no agora famoso "Sítio do Birica" até pode se enganar inicialmente com a fala e gestos tranquilos com que eles recebem em sua casa. Mas basta falar das injustiças e atrocidades cometidas contra os seus vizinhos que a dona Noêmia começa a mostrar que sua personalidade é apenas mansa na superfície e que nela reside um ímpeto incomparável de lutar pelos que não possuem quase nada e que só querem ser deixados em paz.

Se os conflitos ocorrendo na região do Porto do Açu me trouxeram algo de positivo foi poder conhecer pessoas de fibra e honestidade incomparáveis dentre as quais eu sou forçado a destacar Noêmia Magalhães.