terça-feira, 18 de junho de 2013

A Xepa do Eike Batista (I): o primeiro porto se vai


A nota abaixo saída do blog Radaronline dá conta que Eike Batista está vendendo o Porto Sudeste que fica na Baia de Sepetiba na região metropolitana do Rio de Janeiro. Como diz a nota, o Porto Sudeste é um dos melhores ativos de Eike Batista, que precisar vender o empreendimento urgente para fazer caixa.

Agora, será que alguém ainda duvida que o Porto do Açu também será vendido? Me parece cada vez mais provável que Eike Batista vai tentar se livrar desse "ativo" e de todos os problemas sociais e ambientais que estão ocorrendo no V Distrito de São João da Barra.

E ai é que eu digo: as desapropriações que continuam ocorrendo visam apenas melhorar a mão de Eike Batista na hora de vender o Porto do Açu, e nada têm a ver com a construção do distrito fantasma do Açu. Esse vai continuar fantasma!


Eike negocia Porto Sudeste com Glencore


Eike Batista está negociando a venda do Porto Sudeste, que integra a MMX, para a Glencore Xstrata. O porto é considerado quase que unanimemente como um dos melhores, senão o melhor, dos ativos de Eike.

No sábado, Eike jantou com Ivan Glasenber, CEO da Glencore, em Nova York. Ontem, uma turma da empresa anglo-suíça esteve no porto.

As conversas ainda são preliminares. Eike, no entanto, quer fechar o negócio o quanto antes. Precisa urgente de caixa.

Por Lauro Jardim