domingo, 16 de junho de 2013

Desapropriações para o Distrito Industrial do Açu? Conta outra!


Separei o trecho abaixo de uma matéria publicada pelo Jornal Folha da Manhã sobre uma nova rodada de desapropriações no V Distrito do município de São João da Barra:

"Herdeiros de terras da localidade de Água Preta, na estrada do Açu, em São João da Barra, tentaram impedir, na manhã de ontem, que a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) desapropriasse a área para a criação do Distrito Industrial do Açu. Segundo oficiais de justiça, que acompanharam a operação, mais quatro áreas foram desapropriadas." Aqui!

E ai é que eu pergunto: qual Distrito Industrial do Açu? É que como todos os parceiros conhecidos deram no pé, o Grupo EBX está cortando todos os seus planos de investimentos, esse Distrito Industrial é uma miragem.  E é mais fácil que essas desapropriações esteja servindo para que o Grupo EBX tenha terras de forma fácil e barata. Só isso!

O problema é que essas desapropriações desestruturam comunidades, retiram os meios de trabalhos de centenas de famílias e, em última instância, criarão um aumento no preço dos alimentos que será sentido por quase todo mundo.