terça-feira, 25 de junho de 2013

Relato do terror instalado na Favela da Maré


Diário de uma jornalista da Maré:

A jornalista Gizele Martins, moradora na Favela da Maré, desde ontem (24), quando a Favela Nova Holanda foi ocupada por policiais, vem relatando a escalada da violência na comunidade, que integra o Complexo da Maré. Na favela, as balas não são de borracha. São de verdade. Até as 17horas desta terça (25), segundo o Observatório das Favelas (ver nota oficial em nossa página), já eram 13 mortos. Tudo começou ontem, depois de uma manifestação na favela, na altura de Bonsucesso, que reunia cerca de 300 pessoas.

Gizele e outros comunicadores que vivem na Maré e atuam na ONG Observatório das Favelas convocaram pelo facebook um ato de solidariedade aos moradores, na tentativa de conter a violência policial. A polícia não se intimidou. As atrocidades e desrespeito à população continuam. A lei não vale para quem vive na favela. A última comunicação com Gizele aconteceu às 17h15 desta terça (25).
 
ONTEM, 24, à noite
Gizele Martins: Nunca dormimos. Nas favelas da Maré, as balas não são de borracha! Faz mais de uma hora que moradores presenciam e escutam muito tiro em mais de quatro favelas do Complexo. A repressão sempre existiu e a violência também! Gás lacrimogêneo nas ruas e pessoas sem poder sair dos comércios e escolas da Maré. Até quando? Queremos paz!
Desde ontem, 24: Noite de terror na Maré
Gizele MartinsRedes de Desenvolvimento da MaréJulia CamposRenata Souza Marielle Franco, João PedroNada justifica a ação da Polícia Militar e do Bope na noite de ontem (dia 24) e hoje na Maré. O saldo de nove mortos (número confirmado atá agora, mas que pode aumentar), entre eles um sargento da Polícia Militar, e...
HOJE, por volta de 7 horas
Gizele MartinsO assassinato do morador não é notícia nos jornais...

HOJE, por volta de 12 horas
Gizele Martins: Convocação geral pra todos irem às 15 horas pra porta do Observatório de Favelas  na Rua Teixeira Ribeiro na Favela Nova Holanda, Maré, para que com muitos moradores nas ruas da favela pare a carnificina. Importante que a imprensa vá ao local onde um povo tão bonito faz coisas tão lindas e está sendo massacrado, sofrendo extermínio.
Jailson Silva:  "Três caveirões, vários caminhonetes, policiais andando com as armas apontadas, comercio fechado por ordem do trafico: qual o sentido disso? Qual o resultado possível? Até quando os moradores das favela terão que ser vitimas disso? Estamos aqui no OF. Quem quiser, venha estar conosco até parar essa violência policial".
HOJE, por volta de 11 horas.
Gizele Martins: Eu e alguns amigos mareenses conversamos sobre as manifestações na semana passada. Colocamos em pauta a tentativa do Estado em achar os culpados para os protestos e para tudo o que está acontecendo na cidade. O Estado chama os culpados de vândalos, sempre de vândalos e onde estão esses tais vândalos??? Onde será que o Estado acha que estão os tais vândalos??? (É fácil achar)...comentarista da globo diz que arma de fogo não deve ser usada em manifestação, só em favela. Desde ontem a Maré vive um verdadeiro inferno, um verdadeiro massacre. Moradores não podem entrar nem sair de casa. Isso tudo não é por acaso... Isso é criminalização da pobreza.
HOJE, por volta de meio-dia
Gizele MartinsPelo amor de Deus! As noticias chegam e o que estamos vivendo é assustador...alguém pode nos ajudar?
 
 (É fácil achar)...comentarista da Globo afirmou em rede nacional que "armas de fogo devem ser usadas apenas em favelas e não em protestos". (Pq será???) Cabral mesmo já disse que "mulher de favela é fábrica de produzir marginal"...Beltrame sempre afirmou também que "A favela vive numa guerra e na troca de tiros há sempre feridos e mortos".ama os culpados de vândalos, sempre de vândalos e onde estão esses tais vândalos??? Onde será que o Estado acha que estão os tais vândalos???
(É fácil achar)...comentarista da globo afirmou em rede nacional que "armas de fogo devem ser usadas apenas em favelas e não em protestos". (Por que será???) Cabral mesmo já disse que "mulher de favela é fábrica de produzir marginal"...Beltrame sempre afirmou também que "A favela vive numa guerra e na troca de tiros há sempre feridos e mortos".
Semana passada, os jornais diziam que Cabral estava sendo ameaçado por traficantes de drogas.
Desde ontem a Maré vive um verdadeiro inferno, um verdadeiro massacre, moradores nem podem entrar em nem sair de casa! Isso tudo não é por acaso...Isso é criminalização da pobreza! Mais uma vez o Estado afirmando em suas ações que nós - favelados - somos os vândalos, os criminosos, os violentos.
Galera, aqui é proibido viver, quanto mais se manifestar! Depois disso tudo...quem serão os culpados por esse vandalismo todo?
Escolas com aulas suspensas,comércios fechados, moradores sitiados em suas casas, vários feridos, ruas sem luz. Situação que poderia ter sido evitada caso o Estado não tivesse uma atuação dentro da favela e outra fora.
HOJE, por volta das 15h
Gizele MartinsMais tiroteio, seguidos de morte com balas de verdade e esfaqueamento, assim está a Favela da Maré. Assim está Nova Holanda.

HOJE, às 16h40
Gizele MartinsSem luz.Telefones cortados e ainda tem assassinatos.

HOJE , às 16h48
Gizele MartinsEstamos pelas ruas da Maré fazendo manifestação. Estamos sem luz e telefone. O Core já invadiu uma das ruas.

HOJE, por volta das 17h15.
Gizele MartinsEstá complicado aqui.


Fonte: Agência Petroleira de Notícias, com informações recebidas pelo facebook.