segunda-feira, 17 de junho de 2013

Exame informa: Ações da EBX desabam e arrastam Ibovespa para o vermelho

Perdas pesadas das ações do grupo EBX, do empresário Eike Batista, atropelaram a tentativa de recuperação do principal índice acionário brasileiro



Aluísio Alves, da



Fred Prouser / Reuters
A petroleira OGX e a empresa de mineração MMX , ambas da EBX, caíram mais de 10 %


São Paulo - Perdas pesadas das ações do grupo EBX, do empresário Eike Batista, atropelaram a tentativa de recuperação do principal índice acionário brasileiro.

Após ter chegado a retomar a fronteira do 50 mil pontos, sob influência positiva dos mercados internacionais, o Ibovespa foi perdendo força, até fechar em baixa de 0,19 %, a 49.238 pontos, segundo dados preliminares.

O giro financeiro preliminar, inflado pelos 3,1 bilhões de reais do exercício de opções sobre ações, atingiu 9,1 bilhões de reais.

A petroleira OGX e a empresa de mineração MMX , ambas da EBX, caíram mais de 10 %.

Na ponta contrária, a ação da Embraer fechou entre as principais altas do Ibovespa. A fabricante brasileira lançou a segunda geração de aviões comerciais nesta segunda-feira, durante o maior evento do setor em Paris, e disse ter encomendas potenciais de até 365 unidades.

O dia também foi de recuperação para os mercados globais, após as perdas da semana passada, com investidores na expectativa pela reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, nesta semana, em busca de sinais sobre o futuro do programa de estímulos monetários.