segunda-feira, 24 de junho de 2013

O povo não quer só praça, quer também saúde, habitação e educação de qualidade!


Hoje estive conversando com uma daquelas pessoas que até as manifestações da semana passada eram invisíveis aos olhos da maioria dos governantes. Apesar de invisível aos que deveriam tê-la como principal razão de estarem em postos de governo, essa pessoa é extremamente sábia e observadora. Como moradora do Parque Santuário que fica localizado no Distrito de Travessão, ela vem vivendo há vários governos o abandono dos serviços públicos numa das partes pobres da cidade de Campos.

Em nossa conversa, ela me contou que está precisando ir ao dentista por causa da queda de uma obturação. Como sei que todo centavo é importante no seu orçamento familiar, perguntei-lhe por que não usava o dentista que eu sei existir no Hospital de Travessão. A resposta foi clara e incisiva: lá só faz as coisas mais básicas como limpeza dos dentes, pois outros materiais faltam o tempo todo, o que deixa o dentista sem ter como nos atender.

Mas mostrando uma sagacidade que falta a muito morador aqui da "pedra", ela sapecou o seguinte:

-- esse governo gosta mesmo é de ficar mexendo em praça, pois é um tal de reformar o que acaba de ser reformado que não acaba mais. Mas cuidar da saúde do povo que é bom, isso não fazem.

E ai é que eu pergunto: se uma pessoa que está na base da pirâmide social tem tal clareza e discernimento da realidade, por que é tem gente no governo municipal que fica imaginando maquinações da oposição ao menor sinal de questionamento? 

A coisa é que essas manifestações que estão ocorrendo pelo Brasil afora, como aqui, estão mostrando que a paciência da população está no limite e que ninguém mais quer ser tratado como otário, como bem disse um jornalista inglês ao analisar a situação política no Brasil. Simples assim!