quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arredores do Mineirão têm cenas de guerra após manifestação; um homem está em estado grave


Gustavo Franceschini e Luiz Paulo Montes, Do UOL, em Belo Horizonte

A briga de manifestantes e Polícia Militar durante o protesto que reuniu cerca de 50 mil pessoas terminou em tumulto e confronto nas áreas próximas ao estádio do Mineirão, onde o Brasil venceu o Uruguai nesta quarta-feira. Com barricadas de fogo e depredações em lojas, um grupo de manifestantes dominou as avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram. 

O ferido mais grave é um manifestante que caiu do viaduto José Alencar, próximo às avenidas. A PM e o Corpo de Bombeiros, que socorreram o rapaz, afirmam que ele tem cerca de 30 anos e está em estado grave. Ele teve constatado um traumatismo cranioencefálico e foi levado para o hospital João 23. 
O duelo se acirrou mesmo durante a partida, que valeu vaga ao Brasil na final da Copa das Confederações. Neste momento, parte dos 50 mil já tinha se dispersado. Um grupo mais revoltado, segundo flagrou a reportagem, discutiu e foi ao confronto com os PMs antes do apito inicial.

No meio do jogo do Brasil, alguns manifestantes usaram as barreiras de madeira e metal e colocaram fogo nos objetos no meio da rua. Uma concessionária na avenida Antônio Carlos, que tinha tapumes, foi invadida e foi depredada. Houve fogo dentro da loja e em três pontos da avenida. PM e Bombeiros chegaram ao local para apagar o fogo por volta da 18h30. 

Os manifestantes usaram vários objetos para aumentar o fogo, inclusive antenas e pedaços de carro. A polícia usou várias bombas de efeito moral e conseguiu dispersar o pequeno grupo. Isso só aconteceu no final da partida, em momento próximo à saída dos torcedores no Mineirão. A reportagem do UOL Esporte ouviu tiros de arma de fogo e também flagrou pessoas tentando botar fogo em um posto de gasolina na esquina da avenida Antônio Carlos. 

Ao todo, a PM confirma 23 detenções. Antes mesmo de qualquer confronto, houve 13 manifestantes detidos. Cinco foram abordados na região da rodoviária da capital, por portar objetos perigosos. Outros oito foram presos por depredar um supermercado. As informações foram passadas pelo Tenente Coronel Alberto Luiz à reportagem do UOL Esporte. 

"Nós queremos usar a palavra e evitar o confronto, mas não está adiantando. Hoje ficou claro que é uma pequena minoria, mas que está contagiando as outras pessoas. A polícia está usando os meios necessários para reagir às injustas agressões dos vândalos", disse o Tenente Coronel Alberto Luiz ainda antes da partida começar.

Segundo informações da Polícia Militar, foram cerca de 50 mil ativistas no protesto, que chegou ao limite de onde poderia caminhar, o cruzamento das avenidas Presidente Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram. Cerca de 400 policiais faziam a segurança no local, entre homens da Polícia Nacional, Polícia Militar e Cavalaria. 

Como o principal acesso ao estádio - a avenida Antônio Abrahão Caram - estava fechada pela polícia antes do jogo entre Brasil e Uruguai. Os manifestantes tentam se aproximar do Mineirão pelas paralelas, como a avenida Coronel José Dias Bicalho. 

A manifestação ocorreu em grande parte de forma pacífica. Durante todo o percurso, um caminhão de som pedia que a manifestação seguisse sem atos de violência, porém, um grupo se desprendeu e soltou rojões. Foram apreendidas pedras e bolas de gude. A rua Leopoldino dos Passos também foi fechada para evitar a aproximação ao estádio. 

A região foi cercada por grades para tentar colocar ordem à manifestação. A polícia também está armada com bombas de efeito moral, gás de pimenta e armas de balas de borracha. Há também postos de emergência montados no entorno do estádio para atender os feridos de um possível confronto. 

O protesto começou por volta das 11h na Praça 7 de setembro, região central da capital mineira, e duas horas depois os ativistas começaram a caminhar em direção ao estádio após uma assembleia. Às 15h, o grupo já havia caminhado cerca de nove quilômetros pela avenida Presidente Antonio Carlos. ,

As ruas de acesso na chamada "área Fifa" estão cercadas por grades e até a Polícia do Exército está no local para garantir a segurança de quem pretende ir ao jogo. No total, 30 veículos (25 caminhões e 5 carros) estão parados em um estacionamento. Dois helicópteros também fazem a patrulha.

Também preocupados com a ação de vândalos, como na última manifestação no sábado, diversos estabelecimentos colocaram tapumes em suas fachadas como forma de proteção.