quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Surpresa das supresas: Organizações GLOBO se juntam ao esforço contra-naufrágio de Eike Batista


Não chega a ser nenhuma surpresa, mas a matéria abaixo publicada no site do Jornal O GLOBO reproduz o esforço de propaganda que andamos assistindo na imprensa regional, e repete como se verdade coisas que agora são basicamente "hoaxes" disseminados para encobrir o profundo  encolhimento do projeto de Eike Batista em São João da Barra.

Um exemplo disto é a informação de que o empreendimento esta numa fase adiantada, quando não está. Além disso, há a repetição de algo que já foi desconstruído com a partida da Wuhan, da Nissan e da Ternium, qual seja, a idéia de que além do porto haveria um complexo industrial. Aliás, pelo menos na Colômbia já se sabe desde outubro de 2012 que Eike perdeu parceiros importantes, fato que ameaça o empreendimento como um todo (Aqui!).

Mas pelo menos a matéria trouxe duas informações interessantes. A primeira deu conta que a visita teve uma duração de apenas duas horas, o que indica que o que aconteceu foi uma daquelas visitas estilo "vapt vupt" cuja finalidade foi mais mostrar Lula no porto do que algo mais significativo. A segunda informação é que Lula não andou pela obra, mas apenas sobrevoou de helicóptero, o que pode ter acontecido na chegada ou na saída. Em suma, Lula pouco viu a não ser a área VIP para onde são levadas as visitas "significativas". 

Quando se soma e subtrai todos os fatos, o que se vê é pouco ou quase nada.  Talvez a única coisa relevante que pode ser constatada é que Lula já andou em melhores companhias. 


Ex-presidente Lula visita as obras do Porto do Açu, acompanhado de Eike Batista

A visita foi um convite do empresário, que desde 2007 queria que Lula conhecesse pessoalmente o empreendimento


TATIANA FARAH 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em jato após visita a Eike Batista no Super Porto do Açu Site Ururau


RIO e SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã desta quinta-feira as obras do Porto do Açu em companhia do empresário Eike Batista, controlador da LLX, empresa responsável pelo empreendimento, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

De acordo com assessores, Lula viajou ao Rio na noite de quarta-feira, a convite de Eike, para que conhecesse o projeto do porto. Desde 2007, disseram os assessores, o empresário queria que Lula fosse ao empreendimento, que está em fase adiantada e contará com um complexo industrial. Segundo o grupo EBX, essa é a primeira vez que Lula visita estas obras.

O porto, chamado pela empresa de Superporto do Açu, tem área total de 90 km² e poderá receber até 47 embarcações. A previsão é que movimente 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para petróleo, o que o coloca entre os três maiores complexos do mundo. O investimento é de R$ 4 bilhões.

Informações indicam que o ex-presidente ficou na obra por cerca de duas horas. Além de ter viajado do Rio para São João da Barra no avião do grupo, ele sobrevoou as obras com um helicóptero do grupo.

Antes da visita, o ex-presidente encontrou-se com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. O teor da conversa não foi divulgado. (Colaborou Henrique Gomes Batista)