sexta-feira, 21 de junho de 2013

Não há democracia possível com o monopólio do relato nas mãos da Rede Globo


Por Pedro Urano

Ontem foi muito estranho. Estava na frente da prefeitura quando a polícia jogou as primeiras bombas de gás lacrimogênio. Disseram depois que antes disso dois rapazes haviam brigado próximo à polícia montada, assustando o cavalo (e a solução da polícia é jogar bombas de gás?). 

Muita correria, haviam uns 2 milhões de pessoa por lá. Fui embora e, já em lugar seguro, passei a ouvir as histórias dos que passavam. O choque fez um arrastão da Cidade Nova até a Candelária, depois até a Cinelândia, a Lapa e a Glória. A polícia criminalizou a todos que estivessem na rua. Foi caçando um a um. Pessoas e crianças se refugiaram no McDonald’s da Rio Branco com Ouvidor (vendo a confusão, os funcionários abrigaram as pessoas e fecharam as portas). 

Um policial quebrou a vitrine do McDonald’s e jogou uma bomba de gás lá dentro. Por quê isso? Com que objetivo? O mesmo aconteceu em diversos bares da Lapa já com as portas abaixadas (mas não completamente fechadas). 

A polícia encurralou pessoas na Faculdade Nacional de Direito e no IFCS. A polícia abriu fogo contra o Hospital Souza Aguiar. Haviam vândalos em qualquer desses lugares? 

Por que a polícia agiu assim? Ontem, claramente, a polícia criminosa do RJ caçou lideranças de esquerda e não perseguiu os arruaceiros. 

A PMRJ se tornou uma polícia política do governador Cabral. O que está acontecendo? Pra onde vamos? É impossível colocar o que aconteceu ontem na conta dos manifestantes. 

Outra coisa: já está claro que o ódio à polícia mobiliza aqueles que partem para o confronto. São décadas de esculacho, e quando o rapaz vê a possibilidade de atacar a PM, ele não pensa duas vezes. 

Onde estão os governantes? Cadê Cabral? Beltrame? Dilma? A quem interessa esse estado de coisas? Haviam 2 milhões de pessoas ontem, é praticamente um quinto da população do município. Um quinto da população do município do Rio foi ontem caçada pela PM-RJ. 

Enquanto isso, a Globo só mostrava imagens dos outros estados ou repetia a mesma imagem de ‘vândalos’ depredando o Terreirão do Samba (sem que a polícia se aproximasse). Por que a polícia permitiu a depredação do Terreirão e da Escola Tia Ciata? Por que ela não fez nada ali e preferiu encurralar estudantes na Faculdade de Direito? 

Nossos governantes estão agindo de maneira absolutamente irresponsável. Não há democracia possível com o monopólio do relato nas mãos da Globo.

Pedro Urano é cineasta.