segunda-feira, 17 de junho de 2013

Audiência pública na Câmara de Campos discute rumo da apuração das mortes de Cícero e Regina

No dia de hoje ocorreu uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ na Câmara de Vereadores de Campos. Essa audiência teve como objetivo avaliar o andamento da apuração dos assassinatos de Cicero Guedes e de Regina dos Santos Pinho. 

Pelas informações prestadas por delegados da Polícia Civil e de oficiais da Polícia Militar (incluindo o Comandante do 8o. BPM, Coronel Jonei Sardenberg), a apuração dos dois assassinatos dos dois assentados se encontram em estágio avançado.  No caso de Cícero Guedes, o caso já foi até enviado para a justiça para que ocorra o julgamento da pessoa identificada como sendo o mandante. Já no caso de Regina dos Santos Pinho, a apuração estaria em condição avançada, e que uma série de medidas já estariam sendo tomadas no âmbito da justiça.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos, apesar de ter parabenizado o trabalho das polícias, notou que o caso de Cícero Guedes contraria todo o histórico existente no Brasil, pois aqui enquanto o mandante está preso, os executores do crime estão soltos!

Um momento peculiar foi o pronunciamento do Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Crespo, que apresentou o índice de que Campos dos Goytacazes possui 90% dos proprietários de terras são de pequenos agricultores. Aparentemente, o secretário esqueceu que isso não significa que não haja concentração da terra neste município. Aliás, a verdade é justamente o contrário!