domingo, 23 de junho de 2013

Assessores do governo estão no Pará para negociar com índios


BRASÍLIA - O governo federal enviou sete assessores da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Justiça (MJ) para dialogar com índios mundurukus que mantêm como reféns, desde a tarde de sexta-feira, em Jacareacanga, no Pará, três biólogos da empresa Concremat que prestam serviços à Eletrobras. Os profissionais fazem pesquisas de impacto ambiental na região de Jatobá para o Complexo Hidrelétrico de Tapajós.

Segundo a Secretaria-Geral, o objetivo imediato do governo federal é a libertar os três reféns e estabelecer o diálogo. Os assessores já estão em Itaituba, no Pará, e aguardam a abertura das conversas com os índios, que também exigem a presença do Ministério Público nas negociações. A primeira reivindicação que chegou ao governo foi para que os estudos sejam interrompidos e que haja uma consulta à comunidade.

Os biólogos estavam com acampamento montado na comunidade de Mamãe Anã há vários meses e faziam um inventário da fauna e da flora e levantamento socioambiental. Os mundurukus ocuparam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no fim de maio e, este mês, estiveram em Brasília, com mais de 140 índios, para se reunir com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Em nota, a Eletrobras informou que nenhum dos locais visitados pelos pesquisadores é terra indígena e que os índios roubaram câmeras fotográficas e computadores com os registros da expedição e o material coletado pela equipe. A estatal disse que o ato pode comprometer a qualidade dos estudos realizados e impedir sua continuação.

Na sexta-feira, os índios levaram os biólogos para a aldeia, que fica a menos de uma hora de barco da comunidade. No sábado, porém, os munduruku os levaram para Jacareacanga durante o dia, onde permaneceram até retornar para dormir na aldeia. Segundo o governo, a informação obtida é que hoje os índios levariam os pesquisadores novamente para o mesmo local.

(Agência Brasil)