domingo, 23 de junho de 2013

Que os ricos paguem o congelamento das tarifas


Por Carlos Schmidt

O professor da UNICAMP Márcio Pochmann, numa pesquisa constatou que cerca de 5000 famílias(considerando 50 milhões de famílias brasileiras) tem um patrimônio de 40 % do PIB,isto é, cerca de 2 trilhões de reais.

Pois bem, existe na Constituição Federal, o imposto sobre as grandes fortunas que nunca foi regulamentado. Porque será? Vivemos tempos de afirmar que este imposto pago por esta turma e por outros mais não tão ricos, mas muito ricos, poderia garantir o passe livre e a qualificação da saúde e da educação.

Por outro lado, no nosso belo e injusto país, as pessoas que tem renda mensal inferior a 2 salários mínimos comprometem com o pagamento de impostos diversos cerca de 50% de sua renda e aqueles que ganham mais de 100 salários mínimos comprometem apenas 27%.

Noventa por cento dos títulos públicos estão na mão de 20.000 pessoas que recebem quase a metade dos gastos da união. O crescimento deste patrimônio foi devido à política do Banco Central que pratica as maiores taxas de juro do mundo.

Carlos Schmidt é professor