terça-feira, 18 de junho de 2013

A juventude rebelada e os perplexados


Tenho lido muitas análises falando do pasmo que muitos se encontram frente às manifestações gigantescas que estão se espalhando pelo Brasil. Uma tentação é ver nelas elementos de desestabilização de um  governo supostamente de esquerda, ou de uma tendência anárquica (e alienada) frente aos partidos em geral. 

Para mim quem caminha por via analítica não está enxergando o que realmente causou este processo de levante que, apesar de não ser composto só por jovens, tem neles a principal massa. O fato é que milhões de brasileiros se cansaram de serem tratados como descartáveis, e terem suas demandas ignoradas porque o Estado foi privatizado e só ouve os ricos.  Essa é a raiz de um movimento que parece sem causas, mas na verdade tem causas em demasiado. Aliás, um cartaz bastante inteligente que vi numa dessas manifestações dizia "Tem tanta coisa errada que nem cabe em um cartaz". 

Agora, por que tem tanta gente que diz que não está entendendo isso? A maior explicação é que ao se afastarem das ruas, essas pessoas acabaram acreditando que tudo seria compreensível se acompanhando pelas redes sociais. A verdade é que há um número imenso desses manifestantes que foram trazidos às ruas por um agente subversivo chamado "repressão policial" e não pelo Facebook.

 E o mais interessante é que agora aparece gente que se pretende inteligente querendo nos inocular o medo de que a direita venha a se apossar dessa energia toda. Ora, é só olhar para as múltiplas causas que essa massa está defendendo para ver que a direita não tem agenda nem capacidade de capturar essa energia toda. E se a direita, seja lá o que for isso seja, vai mandar é mais repressão e começar a matar se achar que o PT não vai dar conta do recado no esforço de conter a revolta.

Um dos elementos mais marcantes que está surgindo é a rejeição aos partidos de esquerda que estão indo às manifestações. Os mais apressados, em vez de olhar para seus próprios defeitos, vão querer dizer que isso é culpa da alienação desses manifestantes que não entendem o papel dos partidos. Por outro lado, as bandeiras do MST estão tremulando livremente nas ruas. Por que será que isto está acontecendo? Por que o MST é de direita e alienado? Ou será porque o MST é visto como uma entidade política que faz acontecer, em vez de só falar?

Desse modo, ainda que imerso em muita contradição e complexidade, o mais correto seria reconhecer a sua natureza progressiva, e que coloca em xeque o mundo de fantasia para os ricos que os megaeventos esportivos como a Copa da FIFA e os Jogos Olímpicos estão ajudando a construir, tornando nossas principais cidades ainda mais segregadas e violentas?