domingo, 23 de junho de 2013

Revista Exame caracteriza a situação OSX-ACCIONA como sendo calote

OSX, de Eike, dá calote milionário em fornecedor, diz jornal

Segundo a Folha de São Paulo, estaleiro do empresário não pagou cerca de 500 milhões de reais à construtora Acciona


Luciana Carvalho, de

Fred Prouser / Reuters
Empresa de Eike Batista tem quase 2 bilhões de reais em dívidas bancárias, nos próximos 12 meses

São Paulo – A crise pela qual Eike Batista está passando ganhou um novo capítulo. De acordo com a Folha de São Paulo, a OSX, estaleiro do empresário, deu um calote de 500 milhões de reais na construtora Acciona, uma das principais fornecedoras da companhia. Ainda segundo o jornal, as empresas negociam os próximos passos, porém a companhia espanhola cogita a possibilidade de pedir a falência da brasileira.

A Acciona é responsável pela construção do píer da OSX no porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. A Folha afirma que as obras estão quase abandonadas, mas a empresa rebateu a informação, afirmando que nada foi nem será paralisado. A respeito dos contratos com fornecedores, a empresa de Eike afirmou que não poderia comentar.

A situação atual da OSX é delicada. De acordo com o jornal, a dívida da empresa com fornecedores é de 724 milhões de reais. Os débitos bancários que vencem nos próximos 12 meses são de quase 2 bilhões de reais e os maiores credores da companhia são o Itaú BBA, BNDES, Caixa Econômica Federal e o Arab Banking Corporation. Os valores a serem pagos no curto prazo, segundo a empresa, estão “equacionados”.