sábado, 22 de junho de 2013

Simon Kuper, autor do livro "Soccernomics", diz que a FIFA repensará a escolha de futuros países da Copa



Acabo de assistir a uma interessante entrevista na Rede CNN com o jornalista Simon Kuper que é um dos autores de um livro sobre a economia do futebol intitulado "Soccernomics". Kuper é colunista esportivo do Financial Times e, por isso, bastante respeitado em todo o mundo.

Segundo Kuper, os acontecimentos no Brasil e o repúdio generalizado que está aparecendo aos custos exorbitantes da Copa do Mundo de 2014 vai obrigar a FIFA a repensar as escolhas de futuras sedes para o evento. Segundo ele, o problema é maior em países em desenvolvimento com governos que permitem manifestações, como é o caso do Brasil, onde a população pode expressar sua oposição a gastos exorbitantes quando faltam condições básicas em áreas essenciais como saúde e educação.

Eu fico imaginando se alguém no Ministério dos Esportes, liderado pelo supostamente comunista Aldo Rebelo, nunca ouviu falar de Simon Kuper e seu livro. E olha que a obra foi lançado na sua versão brasileiro em 2011!

Se tivessem lido, talvez não estivessem tão surpresos com as massivas manifestações que estão acossando a Copa das Confederações neste momento.