terça-feira, 7 de maio de 2013

Ururau confirma: Acciona suspende contrato de prestação de serviços no Porto do Açu



Vagner Basilio

Trabalhadores estão sendo orientados a esperar por novas informações

A empresa Acciona Infraestruturas informou, na manhã desta terça-feira (07/05), a suspensão temporária do contrato de prestação de serviços, firmado com a OSX Construções Navais S/A. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do Rio de Janeiro (Sticoncimo-RJ), José Eulálio, a empresa estaria demitindo parte dos funcionários por conta da baixa nos serviços da OSX, que anunciou 80 demissões em abril e no início do mês voltou a anunciar um número, desta vez indefinido de dispensas. Para Eulálio, a movimentação da empresa de Eike estaria afetando não somente a Acciona, mas também suas quatro subcontratadas.


“Agora afetou a Acciona e as subcontratadas, quatro subcontratadas. Os demais canteiros que ela toma conta vão continuar, ela tem 2400 trabalhadores, desses, são 230 dispensados diretos e 1600 vão ficar em stand-by, recebendo. Os outros vão continuar trabalhando normalmente”, revelou Eulálio.

A assessoria da Acciona, no entanto, revelou através de e-mail que estaria verificando o número de funcionários que estariam em stand by, mas afirmou categoricamente que as 203, e não 230, demissões teriam ocorrido de maneira voluntária, não tendo nenhuma relação com a paralisação de atividades.

NOTA DA ACCIONA

Na data de ontem (06/05), a Acciona se viu na obrigação de comunicar a suspensão temporária do contrato de prestação de serviços firmado com a OSX Construção Naval SA, em consequência da redução substancial do escopo da obra, conforme comunicado pelo cliente.

A Acciona adotou essa medida de forma cautelar e provisória, com o objetivo de minimizar os impactos sobre seus empregados e fornecedores. Esta situação deverá às partes, dentro do marco contratual que os une e do princípio de boa fé, definir uma forma de continuidade do projeto.

ESCLARECIMENTOS AOS FUNCIONÁRIOS

A empresa notificou aos funcionários e convocou uma assembleia a ser realizada nesta quarta-feira (08/05), das 8h às12h, no campo do Goytacaz Futebol Clube, localizado à Rua dos Goytacazes, 331, no Centro.

O trabalhador deverá portar o crachá e documento de identidade (RG), para receber um boletim justificativo de assistência, necessário para que o pagamento seja realizado com normalidade.
REDAÇÃO