quarta-feira, 15 de maio de 2013

O anti-garotismo se desespera e Garotinho nada de braçadas


A recente performance do deputado federal Anthony Garotinho no debate da MP dos Portos (ou segundo a MP dos Porcos) está claramente deixando os que não gostam dele à beira de um ataque de nervos. E eu até entendo isso. Afinal, em vez de fazer uma discussão ampla sobre os males que nos afligem no plano municipal (os quais estão inevitavelmente ligados aos outros níveis de governo), o pessoal do "I love to hate Garotinho" prefere ficar centrando suas tintas na tentativa de mostrar que Anthony Matheus é um político em decadência. Pois bem,  Garotinho mostrou que não está em decadência e, de quebra, que é um dos "players" mais astutos e destemidos que existem na cena política nacional. Em suma, neste momento pelo menos, Garotinho é o cara!

Agora, vamos falar a verdade. Essa situação toda deve ser encarada por ele como uma forma de repagar a Lula aquele favorzinho de 1998 quando houve aquela tenebrosa intervenção no PT do Rio de Janeiro para vetara candidatura de Wladimir Palmeira. Depois desses anos todos, de grossos ataques de parte a parte, a ação salvadora de Garotinho deverá ter repercussões também no plano estadual. Depois dessa aliança nada santa, penso que a candidatura de Lindbergh Farias está assegurada, o que deverá assegurar um segundo turno em 2014 (tendo preferencialmente Garotinho e o próprio na disputa). Nisso tudo fala-se que o derrotado na MP dos Portos foi Eduardo Cunha, mas quem perdeu realmente foi Pezão, o ungido do chefe de Cunha, o lépido e faceiro (quase sempre) Sérgio Cabral.

E no plano local? Ora, mais domínio político do grupo político de Anthony Garotinho. É que diante de uma oposição frágil e comprometida até a médula com Sérgio Cabral, Garotinho vai continuar tripudiando sobre todos com sua genialidade e habilidade teatral. Eu não ficaria surpreso se mais filhos pródigos começarem a tentar um retorno envergonhado aos braços do mestre. É que entre raiva e capitulação, a distância normalmente é muito curta. A ver....