quarta-feira, 22 de maio de 2013

Do Ururau: Acciona confirma redução no número de contratados para obras no Açu


Carlos Grevi

Centenas de funcionários estiveram no Campo do Goytacaz

Centenas de funcionários da Acciona, empresa prestadora de serviços da OSX, estiveram na manhã desta terça-feira (21/05), no Campo do Goytacaz, no Centro de Campos. Segundo trabalhadores que preferiram não se identificar, eles foram convocados para terem seus contratos encerrados. “Viemos para sermos demitidos”, disse um deles.

O Sindicato dos trabalhadores na Construção Civil confirmou que a OSX determinou que a Acciona demita mil funcionários.

O ajudante Marcio Rosa foi um dos demitidos. Ele trabalhava na empresa há três meses e ficou surpreso com a notícia da demissão. “Viemos para a reunião que tem toda terça-feira com esperança de uma notícia melhor, mas ficamos sabendo que fomos demitidos. É um absurdo. A empresa alegou que não tem condições de manter nossos salários e preferiu demitir os trabalhadores em massa. A maioria de nós tem família para sustentar e sem emprego é impossível”, disse.

Em nota, a Acciona Infraestrutura esclareceu que iniciou um processo para adequar a sua organização ao ritmo de execução previsto em seus contratos com a OSX. Este processo tem sido negociado com o Sindicato e vai culminar na redução do número de funcionários atualmente nos contratos.

No início de maio, a empresa já havia reunido centenas de trabalhadores na sede do Goytacaz para comunicar que eles ficariam em casa, sem prejuízo de seus salários. Dois dias depois, três ônibus levaram trabalhadores que foram demitidos para seus estados de origem.