terça-feira, 21 de maio de 2013

Ibama apreende soja de áreas embargadas por desmatamento no Pará


Por Fernando Lopes | Valor

SÃO PAULO - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou hoje, por meio de sua assessoria de comunicação no Pará, que apreendeu mais de 372 toneladas de soja produzidas em áreas de duas fazendas já embargadas por desmatamentos ilegais nos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis, no sudeste do Estado.

Segundo o Ibama, a apreensão fez parte da operação “Bom Conselho”, deflagrada nos dois municípios na semana passada “para combater o avanço da monocultura de grãos sobre os remanescentes de floresta nativa da região”. O instituto informou que os produtos apreendidos foram doados ao programa Mesa Brasil, de combate à fome.

“Estamos retornando a Dom Eliseu e Ulianópolis para impedir que o crescimento da área agrícola no sudeste paraense implique também mais aumento nos desmatamentos não autorizados”, afirma o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo, em comunicado. Em 2012, o Ibama realizou uma operação nos mesmos municípios, aplicou multas que somaram R$ 43,9 milhões e embargou 5,7 mil hectares por causa de desmatamentos ilegais realizados para a expansão das lavouras.

Sempre conforme o Ibama, a fazenda de Dom Eliseu, a 38 quilômetros do centro urbano do município, tem um histórico de R$ 5,3 milhões em multas no Ibama e já havia concluído a colheita nas áreas embargadas quando os agentes chegaram à região. “As 372,6 toneladas de soja, porém, foram localizadas em um silo comercial, onde ocorreu a apreensão. O fazendeiro, para mascarar a origem irregular da soja, expediu notas fraudadas como se ela tivesse sido cultivada em outra propriedade, não embargada”, informou o órgão.

De acordo com o Ibama, na segunda fazenda ocupada, a cerca de 15 quilômetros do centro de Ulianópolis, “a lavoura se estende por 16 mil hectares de arroz, milho e soja. Cerca de 3,5 mil hectares de áreas desmatadas irregularmente foram embargadas entre os anos de 2007 e 2013. As equipes do Ibama ainda realizam o levantamento da quantidade de grãos que será apreendida nas lavouras”. A estimativa é que o volume seja de cerca de 6 mil toneladas. 

Em abril deste ano, durante a “Operação Commodity”, o Ibama lembra que apreendeu 128 toneladas de arroz cultivado em áreas embargadas, duas colheitadeiras e dois tratores nesta mesma propriedade de Ulianópolis. O arroz foi doado à prefeitura de Paragominas e usado na merenda escolar.