sábado, 11 de maio de 2013

Por que só comunista não deve tomar Coca-cola?


As chamadas redes sociais virtuais são uma imensa salada que, de certo modo, refletem o pensamento médio daqueles que se dão ao trabalho de acessá-las. Até ai, é compreensível, e o resultado é que há de tudo, um pouco.

Agora, ultimamente anda grassando um nível tal de besteirol politicamente incorreto que acabo achando que estamos realmente chegando a um momento de ascendência de forças totalmente reacionárias, principalmente da juventude brasileira. Os motivos para esse processo são muitos, mas me parece que a despolitização causada pela persistência das politicas neoliberais está na raiz deste momento de ascenso de uma ideologia que completa o que o arrasa quarteirão dos governos pró-consenso de Washington fizeram no Brasil desde Fernando Collor até Dilma Rousseff.

Vejamos por exemplo, um ataque comum que grassa nas redes é de que comunistas, para serem coerentes, não poderiam beber Coca-Cola.


Para esses defensores do purismo ideológico alheio (afinal se sabe que ingerir Coca Cola é maléfico para a saúde comunistas e fascistas), só pessoas pró-Capitalismo poderia utilizar símbolos capitalistas, enquanto que os rebeldes deveriam ingerir sabe-se lá o que. A verdade é que ninguém deveria beber Coca-Cola e o motivo não tem nada a ver com ideologia partidária, mas com questões relacionadas à saúde humana. Coca Cola faz mal e ponto final. Agora, se comunistas e fascistas decidirem continuar ingerindo este líquido, vai ser fazer o que? 

Esse tipo de tolice também alcança os militantes do MST que não deveriam poder comprar sorvetes nos quiosques da rede norte-americana MCDonald´s para se manterem coerentes com sua ideologia coletiva.


Mais uma vez, quem posta a imagem acima achando que achou a bala de prata capaz de derrotar o MST é um parvo. A verdade, novamente, é que apesar de haver a contradição com o que o McDonald´s e o MST representam em termos de proposta de política alimentar, o sorvete não pode se torna símbolo de fraqueza ideológica ou símbolo de que os militantes do MST não sustentam o seu discurso. Se o nível de cobrança fosse reverso, então os jovens que malham o sorvete que os militantes do MST eventualmente comprem não deveriam ingerir os alimentos que os assentamentos de reforma agrária geram. E olha que o Censo Agropecuário mostra que 70% da comida que chega à mesa dos brasileiro é proveniente da agricultura familiar, onde os assentamentos estão inclusos.

Mas a verdade é que aqueles que apontam o dedo acusador para os comunistas bebedores de Coca-Cola ou que gostam de sorvete da McDonald´s apenas revelam sua intolerância e reacionarismo. Simples assim!