quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comissão Especial da ALERJ vem inspecionar a situação da coleta e disposição de lixo em Campos


A Comissão Especial para Acompanhar e Fiscalizar o Cumprimento da Lei Federal de Política de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Janira Rocha (PSOL), realizará uma visita técnica ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Campos dos Goytacazes (Norte fluminense) nesta sexta-feira (17/05). O aterro sanitário fica localizado no bairro de Conselheiro Josino. 

Essa visita da Comissão Especial deverá permitir ainda que os seus membros possam saber mais sobre a situação aflitiva em que se encontram os catadores do antigo lixão da CODIN. A informação que se tem é que a empresa VITAL ENGENHARIA tem contratado parte dos catadores para a varrição de rua, mas a grande maioria dos que viviam da coleta de material reciclável no lixão da CODIN continuaria ainda desempregada e sem fonte de renda. 

Uma das iniciativas que tem sido tomadas pelos apoiadores dos catadores é a organização de uma associação de catadores. Entretanto, embora muitos dos catadores queiram participar desse esforço, não tem sido possível incluí-los porque o poder público municipal (i.e. a Prefeitura de Campos) ainda não assumiu compromisso com a coleta seletiva realizada de forma cooperada pelos próprios catadores. Pelo que se sabe, a opção do atual governo da Prefeita Rosinha ainda é deixar esse processo a cargo da empresa Vital/Queiróz Galvão. 

Uma proposta que poderá ser apresentada à Comissão Especial da ALERJ é que a partir da organização dessa cooperativa autônoma de catadores, o trabalho de coleta seja feito diretamente pelos trabalhadores sem a necessidade de interveniência da Vital Engenharia/Queiróz Galvão. Com isso, pelo menos 200 trabalhadores poderiam ser novamente engajados no processo de coleta, voltando a obter a renda que necessitam para a sobrevivência de suas famílias.