sábado, 18 de maio de 2013

Prêmio de RSA homenageia personalidades da região Norte Fluminense



O Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental, tem por objetivo apoiar iniciativas sustentáveis inovadoras de empreendedores sociais, universidades e núcleos de pesquisa, micro e pequenas, médias e grandes empresas e organizações não governamentais (ONGs).


Além das categorias concorrentes, o Prêmio de RSA Bacia de Campos homenageia personalidades que se destacam no cenário socioambiental da região, seja pela militância como pela capacidade de agregar valores de sustentabilidade aos processos que envolvem a economia, a sociedade, a cultura e o meio ambiente

Este ano, serão homenageados com a outorga do Prêmio de RSA – Categoria Especial as seguintes personalidades: Francisco de Assis Esteves (Macaé), Aristides Soffiati Neto (Campos dos Goytacazes) e a produtora rural Noêmia Magalhães (São João da Barra).

A solenidade de divulgação dos vencedores aconteceu no dia 16 de maio, às 18 horas, no Auditório da Cidade Universitária de Macaé, durante a VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos.

A produtora rural Noêmia Magalhães foi homenageada com o Prêmio Categoria Especial pela obstinada defesa da rica biodiversidade e dos pequenos produtores rurais do 5º Distrito do Município de São João da Barra, submetidos a um processo arbitrário de desapropriações de suas terras produtivas em benefício das obras do Complexo Portuário, Logístico e Industrial do Açu.

O professor Francisco de Assis Esteves ganhou o Prêmio de RSA – Categoria Especial pelos relevantes serviços prestados à região da Bacia de Campos nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental, sendo o grande responsável pela criação do NUPEM/UFRJ, cujas pesquisas científicas, além de proporcionarem grandes benefícios à sociedade, têm projetado a nossa Região no Brasil e no exterior.

O professor Aristides Soffiati Neto recebeu o Prêmio de RSA – Categoria Especial pelos relevantes serviços prestados à região e ao País na área de Ecologia. Soffiati é Mestre e Doutor em História Ambiental pela UFRJ e um dos mais respeitados ecologistas brasileiros, cuja militância o alçou à condição de referência nacional no assunto.