domingo, 12 de maio de 2013

Qual sociedade civil organizada, cara pálida?



Ainda no tocante às movimentações pró-salvação do Porto do Açu estão aparecendo notícias de que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos dos Goytacazes e o escritório regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) do Norte Fluminense estão para promover uma reunião com a para passar a "real situação" para a sociedade civil organizada.

Como detenho um título de doutor ancorado numa tese sobre a relações entre Estado e Sociedade Civil, fico me perguntando o seguinte:

1. Quem elegeu a CDL/Campos e a FIRJAN/NF para esclarecer sabe-se lá o que para a sociedade civil organizada?

2. Será que alguém na CDL/Campos e na FIRJAN/NF sabe o que é sociedade civil organizada e quais são suas responsabilidades na medição entre EstadoXpopulaçãoXmercado? Pelo eu que eu sei eles entendem de sociedades anônimas, limitadas ou de comanditas. 

3. Quem será que faz parte dessa "sociedade civil" que a CDL/Campos e a FIRJAN/NF querem esclarecer? Só não vale dizer que são os próprios associados dessas duas entidades privadas, visto que teoricamente a CDL/Campos e a FIRJAN/NF não precisam ser auto-esclarecidas sobre a "real situação do Porto do Açu". Se precisarem, ai é que a coisa está feia para seus associadas.


Há que se informar  aos nobres representantes da CDL/Campos e da FIRJAN/NFque algo que se poderia intitular legitimamente como "sociedade civil" teria que incorporar a  ASPRIM, organização que representa os agricultores do V Distrito de São João , e os sindicatos e movimentos sociais que vem apoiando os que foram expulsos de suas terras para a construção de um distrito industrial que agora parece condenado a ser uma mera maquete. Se não houver a inclusão dessas organizações, quaisquer reuniões que sejam feitas em nome de uma suposta "sociedade civil organizada" não passarão de reuniões entre pares. Só isso e nada mais ou demais!