quarta-feira, 22 de maio de 2013

Folha de São Paulo mostra: Índios que aceitaram sair da Aldeia Maracanã foram abandonados pelo (des) governo Cabral


Ainda que não seja nada surpreendente é forçoso reconhecer que o (des) governo de Sérgio Cabral não tem mesmo limites para quão baixo se pode ir na administração pública. Após meses de confronto, Cabral (com a participação efetiva do delegado Zaqueu Teixeira, (des) secretário de (des) Assistência Social) conseguiu, com a ajuda da tropa de coque da PM, enviar um grupo de indígenas para que vivessem amontados em "conteiners"  em Jacarapaguá.

Eis que hoje (22 de maio) o Jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria (Aqui!) falando sobre as condições precárias em que os aquele grupo está vivendo, sem ter acesso a coisas básicas como água potável e eletricidade. De quebra, a narrativa encontrada é de que os índios foram literalmente abandonados pelo (des) governo do Rio de Janeiro. Para piorar como foram enviados para um local distante, os membros da antiga Aldeia Maracanã não estão tendo como vender seus artesanatos e com grande dificuldade para circular ou até comprar gás de cozinha.

Essa situação sintetiza o que os mega-eventos esportivos significam para os pobres que estão na cidade do Rio de Janeiro. Afinal, quem vai pela região das docas vê que lá, apesar dos trancos e barrancos, as obras estão acontecendo e realidade está sendo mudada radicalmente. Também, pudera, qualquer um sabe que grandes econômicos (começando pelo Grupo EB(X), compraram quase tudo naquela área e estão agora sendo assistidos pelo Estado para maximizar ao máximo o investimento que fizeram por lá.