segunda-feira, 27 de maio de 2013

Haja peneira para tampar tanto sal!


Inea certifica 16 reservas particulares, sendo a maior da LLX, em SJB

Arquivo / Vagner Basílio

Reserva Ambiental Fazenda Caruara, da LLX, tem 3.844 hectares

O Estado do Rio ganhou nesta segunda-feira (27/05), Dia da Mata Atlântica, mais 16 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) estaduais, que totalizam mais 4,5 mil hectares de proteção integral em áreas particulares.

A solenidade de entrega dos certificados, no auditório SEA/Inea, contou com as presenças do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos.

Entre as unidades se destaca a Reserva Ambiental Fazenda Caruara, da LLX, situada em São João da Barra. Com 3.844 hectares, a reserva é a maior do estado e a maior do Brasil em área de restinga. 

Outra unidade certificada é a Rildo de Oliveira Gomes II, com 23,82 hectares e localizada em Teresópolis, numa propriedade do ator Marcos Palmeira. O secretário do Ambiente ressaltou a importância da parceria com estes proprietários, que se juntam ao estado no esforço pela preservação.

“Antes de criarmos o programa de apoio às RPPNs, em 2007, o processo de criação destas reservas era muito burocratizado e o proprietário não recebia nenhum reconhecimento. Estes proprietários são parceiros e devem ser tratados como parceiros, com reconhecimento e apoio”, afirmou Minc.

O secretário ressaltou algumas das iniciativas tomadas, além do apoio às RPPNs, dentro da agenda verde, como a criação de unidades de conservação de proteção integral, como os parques estaduais da Pedra Selada, da Lagoa do Açu, do Cunhambebe e, em breve, do Parque Estadual do Mendanha; a criação do serviço de guarda-parque e das Unidades de Policiamento Ambiental (Upam); o ICMS Verde, que incentiva a criação de unidades de conservação municipais; e a construção de infraestrutura para o promover o ecoturismo nos parques, entre várias iniciativas.

“A criação de RPPN, que pode influenciar inclusive a demarcação de parques estaduais, são fundamentais para a formação de corredores de biodiversidade, que contribuem para preservar espécies vegetais e animais, algumas destas inclusive ameaçadas de extinção”, explicou Minc.


A presidente do Inea fez a entrega do certificado da RPPN Fazenda Caruara ao representante da LLX, o gerente de Estudos Ambientais Marcos Sampol. Marilene Ramos destacou que, além da criação de RPPN, o governo estadual quase dobrou a área protegida de proteção integral do estado desde 2007, através da criação e ampliação de unidades de conservação. 

“Com a criação destas reservas particulares, estes proprietários estão olhando para o futuro, para as futuras gerações, e sua iniciativa também contribui para os municípios onde vivem, através do aumento da arrecadação proveniente do ICMS Verde”, disse a presidente do Inea.

A solenidade também contou com a presença da diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota. Ela anunciou que já estão abertas as inscrições para o novo edital do Programa de Incentivo às RPPN da entidade. Em uma década, o programa já destinou cerca de R$ 6 milhões para a criação e apoio às RPPN em todo o país.


REDAÇÃO