terça-feira, 21 de maio de 2013

Portal OZK informa: OSX manda Acciona a demitir centenas de empregados



O Portal OZKNews publicou hoje uma matéria sobre a demissão de centenas de empregados da multinacional espanhola Acciona.  O interessante nessa notícia é que essa medida teria sido exigida pela OS(X), empresa de Eike Batista que se encontra num processo de "faseamento" da construção de um estaleiro no Porto do Açu. 

Demitir centenas de "colaboradores" (imagina se não fossem) parece parte de um plano para retomar a confiança do mercado. Excelente para a OS(X) e péssimo para os trabalhadores e todos aqueles que acreditaram nas promessas de emprego farto feitas por Eike Batista.

O pior é que o facão está comendo solto na própria OS(X), o que indica que este "faseamento" é mesmo de "longo prazo".

Centenas de funcionários da Acciona reunidos em Campos: Mais demissões

 Leonardo Ferreira 



O Estário Ary de Oliveira, Aryzão, do Goytacaz, em Campos, recebe uma enorme quantidade de funcionários da empresa Acciona, na manhã desta terça-feira (21), para definir novas demissões e, ainda, quem permanecerá na empresa para seguir com os trabalhos no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra.

De acordo com José Carlos Eulálio, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do Rio de Janeiro (Sticoncimo-RJ), a fila dos profissionais se deve a uma imposição da OSX do empresário Eike Batista, para que a Acciona demita parte dos trabalhadores. Ao Terceira Via, de Campos, Eulálio disse que o sindicato se preocupa com o futuro desses trabalhadores e que a situação é acompanhada de perto.

O Portalozk.com entrou em contato com a Acciona e OSX. Veja notas abaixo:


“A Acciona Infraestrutura esclarece que iniciou um processo para adequar a sua organização ao ritmo de execução previsto em seus contratos com a OSX. Este processo tem sido negociado com o Sindicato e vai culminar na redução do número de funcionários atualmente nos contratos”.

“A OSX divulgou na última sexta-feira (17/05) o seu novo Plano de Negócios, tendo em vista a conjuntura do mercado e a atual carteira de encomendas da companhia. Este novo Plano de Negócios da OSX prevê o faseamento da implantação da UCN Açu, visando a conclusão da obra da fase inicial do estaleiro para atender à atual demanda confirmada composta pelos projetos de construção de um navio PLSV para a cliente Sapura e de integração de dois FPSOs para a Petrobras.

Como consequência dessa redução do ritmo de construção atual da UCN Açu, vários diálogos e iniciativas foram iniciados pela OSX e continuarão em curso com clientes, financiadores, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders, tendo em vista a necessidade de readequação do planejamento original ao faseamento.

Desta forma, conforme já anunciado pela companhia, houve adequação do quadro de colaboradores próprios envolvidos no projeto e revisão de contratos de prestação de serviço de terceiros. Atualmente, a OSX conta com cerca de 260 funcionários próprios envolvidos no empreendimento, tendo em vista a conclusão da sua primeira fase.

A OSX reafirma sua expectativa de que as medidas imediatas adotadas preservam o objetivo de concluir a construção do estaleiro no longo prazo, mediante novas demandas da clientela e investimentos correspondentes, por considerar que o empreendimento constitui uma infraestrutura imprescindível para atender à demanda de conteúdo local existente no País, inclusive em decorrência do Pré-sal”.