terça-feira, 12 de março de 2013

Vienenses rejeitam sediar Jogos Olímpicos de 2028!


Numa demonstração inequívoca que que entendem perfeitamente todas os vícios e efeitos negativos que mega-eventos esportivos vem causando pelo mundo afora, os habitantes de Viena, capital da Áustria, rejeitaram de forma esmagadora a pretensão do governo daquela cidade de se candidatar a sediar os Jogos Olímpicos de 2028.

Eu fico imaginado como teriam votado em uma plebiscito dessa natureza os habitantes da cidade do Rio de Janeiro que hoje vivem assombrados por remoções de comunidades inteiras e a destruição de equipamentos esportivos importantes como o Parque Aquático Júlio Delamare.

Felizmente para os vienenses eles estão livres da praga especulativa que ocorre em cada cidade que sediou esse e outros mega-eventos esportivos.

Moradores de Viena rejeitam candidatura para Olimpíada de 2028

Reuters

Os planos de Viena para se candidatar aos Jogos Olímpicos de 2028 foram duramente rejeitados pelos habitantes da cidade em um referendo, disseram autoridades locais nesta terça-feira.

Um total de 71,94 por cento dos eleitores disse não à proposta, enquanto 28,6 por cento disseram sim, informou o governo.

A Áustria sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1964 e 1976, ambos em Innsbruck, e co-sediou a Eurocopa de 2008 com a Suíça, mas nunca realizou os Jogos Olímpicos de Verão.

A rejeição aconteceu 10 dias após os eleitores suíços em Graubuenden votarem contra um plano para se candidatar aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

"Nós aceitamos o resultado do referendo", declarou Karl Stoss, presidente do Comitê Olímpico da Áustria (OECS), que havia apoiado a proposta, à mídia austríaca.

"Nós saudamos qualquer investimento em infraestrutura desportiva na cidade de Viena, para que possamos oferecer condições de treinamento superiores para os nossos atletas e para que, a partir de agora, Viena regularmente possa sediar grandes eventos esportivos internacionais, mesmo que não sejam do porte dos Jogos Olímpicos."

(Por Brian Homewood)