segunda-feira, 18 de março de 2013

Secretaria e Incra fazem cadastros de assentados


,
Secretaria e Incra fazem cadastramento de assentados

Técnicos da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), iniciaram nesta segunda-feira (15), em Campos, o cadastramento das famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acampadas na Usina Cambaíba, no Cadastro Único, o CadÚnico. O objetivo é inseri-las posteriormente, nos programas sociais do Governo Federal.

Na semana passada, representantes do Incra estiveram reunidos em Campos, com a secretária Izaura Freire, além da equipe técnica da secretaria. Na oportunidade foi solicitado ao município, parceria para a intervenção, inicialmente, no assentamento de Cambaíba, onde começou o trabalho de identificação das famílias que lá residem.

A identificação foi estimulada pela morte da liderança daquele assentamento, ocorrida no mês passado. No sepultamento, representantes da presidência do Incra se comprometeram em ajudar, trazendo para o município, representantes do Instituto. Na oportunidade, a secretária Izaura Freire convidou o Instituto para participar das capacitações dos servidores locais que vão atuar no trabalho de cadastramento do CadUnico.

De acordo com a chefe da Divisão do Setor de Controle e Seleção de Família do Incra, Cinair Correia, o órgão já fez o cadastramento das cerca de 120 famílias acampadas, no programa de Reforma Agrária, na última semana. No entanto, somente agora, com o cadastramento delas no CadÚnico, é que os dados poderão se cruzar para apontar as famílias que serão beneficiadas.

Segundo a Portaria nº 6 do Ministério da Reforma Agrária (MDA), para completar o cadastro das famílias acampadas e dar seguimento ao processo de assentamento, é necessário que as famílias estejam cadastradas no CadÚnico e que cumpram os critérios exigidos, como renda per capta, ser domiciliado no município do assentamento e ser chefiada pela mulher. O processo de cadastramento das famílias se estenderá até às 14h desta terça-feira (19).