quarta-feira, 27 de março de 2013

Porto do Açu: porta da esperança para poucos, a entrada do Inferno de Dante para a maioria


A principal coluna de opinião do Jornal Folha da Manhã traz na edição desta 4a. feira uma série de notas sobre o Porto do Açu e seus impactos sobre a região Norte Fluminense. Uma das delas apresenta uma meiga comparação do Porto do Açu a um quadro famoso do programa dominical do apresentador Silvio Santos, a "porta da esperança".


Pois bem, aproveitando a deixa da Folha da Manhã, eu tenho a dizer que o Porto do Açu pode até ser a porta da esperança para uma minoria mas, objetivamente, é uma verdadeira porta para o Inferno de Dante para a imensa maioria da nossa população. E eu não falo só das centenas de famílias que estão sendo arrancadas de terras em que vivem há gerações, mas da maioria que não terá acesso aos benefícios que o empreendimento trará.

A verdade é que essa fórmula de crescimento concentrado da riqueza é a base de toda a grave crise social em que estamos imersos neste momento, e que só não emerge graças ao forte bloqueio feito, entre outras, pela mídia empresarial brasileira.

É por isso que uma placa que está faltando entre as centenas que foram postadas pela CODIN e pelo Grupo EBX no V Distrito de São João da Barra é a seguinte:


"Abandone toda a esperança aquele que aqui entrar" ou se preferirem vai no original


 " lasciate ogni speranza, voi ch'entrate"



Fica aqui a dica!