Numa demonstração de que os assassinatos dos assentados Cícero Guedes e Regina dos Santos, ambos militantes do MST, não foram esquecidos, há que se registrar que a aula inaugural do ano de 2013 do Centro Educacional Anísio Teixeira, localizado no bairro de Santa Teresa, realizada nesta 6a. feira (01/03) teve como motivo a vida e a luta desses dois lutadores do povo brasileiro. O tema da aula não poderia ser mais significativo: Aos que estão de luto, aos que lutam.
Além de professores do CEAT e do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) estavam presentes dezenas de alunos que puderam ouvir e participar de uma rica discussão sobre as raízes da violência no campo brasileiro e do papel central que a reforma agrária ainda ocupa no presente contexto histórico do Brasil.
Esse tipo de atividade, além de celebrar a vida dessas duas lideranças, servem para manter viva a cobrança pela apuração dos responsáveis pelos assassinatos. Mas mais do que isso, para manter viva a mensagem de compromisso com a transformação de uma realidade marcada pela profunda desigualdade econômica e social que é mantida de pé pela existência do latifúndio no Brasil.
Cícero e Regina presentes!