quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

APESAR DO SILÊNCIO DA IMPRENSA, A SITUAÇÃO CONTINUA TENSA NA REGIÃO DO 5o. DISTRITO DE SÃO JOÃO DA BARRA



Com raras exceções a situação dos pequenos agricultores do V Distrito do município de São João da Barra continua sendo ignorada pelos órgãos da mídia corporativa. É como se graças aos incentivos financeiros da propaganda estatal ou do Grupo EBX o mundo estivesse correndo seu curso tranquilo, e que nada de diferente estivesse se dando enquanto centenas de famílias estão sendo removidas de pequenas propriedades de onde retiram seu sustento há várias gerações.

O que também está sendo ignorada é que os pequenos agricultores do V Distrito não estão dispostos a continuarem a ter suas terras esbulhadas pelo Estado para benefício de um grupo privado cujos compromissos não estão definitivamente orientados para melhoria das condições de vida da população de São João da Barra.

Essa luta, a dos pequenos agricultores rurais que enfrentam o Estado e um poderoso conglomerado econômico, não é nada novo na história do Brasil. Por isto mesmo todos aqueles que podem deveriam emprestar sua solidariedade ativa aos pequenos agricultores, especialmente os da localidade de Água Preta onde as desapropriações estão ocorrendo neste momento.