quarta-feira, 5 de junho de 2013

Portal OZKNews informa: Demissões no Porto do Açu atingem comércio de São João da Barra



Por Leonardo Ferreira 

O setor hoteleiro de São João da Barra passa por crise após demissões de funcionários da construção do Porto do Açu. Donos de hotéis e pousadas fizeram investimentos pensando em atrair os trabalhadores vindos de outras cidades para a obra do complexo portuário na cidade, mas as últimas demissões causaram prejuízo para quem vive do turismo.

De acordo com a Associação de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes de São João da Barra, as hospedagens tiveram redução de 50%. Quando se fala em alimentação, o movimento nos estabelecimentos caiu mais de 70%. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, nos últimos três meses, pelo menos 1.700 pessoas que atuavam nas obras do superporto do Açu foram demitidas.

O setor imobiliário também foi atingido. Das 120 casas alugadas por uma imobiliária para funcionários que atuavam no porto, 20 já foram entregues. Além disso, afetou também outros empreendimentos que estavam previstos, como novas pousadas e loteamentos, avaliados em R$ 10 milhões, e que agora não têm mais prazo para sair do papel.

A LLX, empresa responsável pelas obras do Porto do Açu e que pertence ao empresário Eike Batista, informou que é normal a mobilização e desmobilização de frentes de trabalho por causa da evolução de cada etapa da construção e que o cronograma da obra não foi alterado. O início da operação está previsto para este ano.

Em meio a toda essa crise, o Prefeito de São João da Barra esteve visitando o Centro de Visitantes do Complexo Portuário do Açu, no 5º Distrito, ontem (04). De acordo com Neco, São João da Barra está passando por um desenvolvimento social e econômico e, é importante o governo saber sobre o andamento do empreendimento para que o município possa estar preparado para as mudanças e trabalhar para o melhor da população.

O Portalozk.com tentou falar com o Prefeito Neco para saber sobre as demissões em massa, inclusive de nativos, porém, ele não atendeu o telefone e nem retornou. O mesmo aconteceu com sua secretária particular. Não atendeu aos telefones e não retornou.

Vale ressaltar que em 09 de maio, Neco informou com exclusividade ao Portalozk.com que dentro de dois meses a crise deveria acabar e tudo no Porto do Açu deveria se normalizar. Desde então, mais de 1.500 demissões ocorreram e, ainda, rescisões de contratos. Não houve mais nenhum pronunciamento com relação ao assunto desde então.

Na manhã desta quarta-feira (05), o vice-prefeito Alexandre Rosa divulgou programação do Circuito Junino (Veja Programação Completa). Na rádio comunitária em que fora divulgado a programação, os ouvintes ligaram e cobraram melhorias na área da saúde e educação. Esse fato foi de total constrangimento para todos na emissora. As informações são do RJ InterTv (2ª Edição) e Portalozk.com .