quinta-feira, 13 de junho de 2013

A receita de "escondidinho" da reitoria da UENF para destruir o modelo criado por Darcy Ribeiro


Acabo de receber o informe da reunião da diretoria e do Conselho de Representantes da ADUENF que ocorreu hoje, e a notícia mais peculiar que me foi passada é que a reitoria da UENF produziu uma minuta de mudança do nosso regime de trabalho que é falada, mas ninguém tem cópia.

Parece estranho? Na verdade não. É que pelo informe que me foi passado a reitoria da UENF quer manter a minuta incógnita até uma reunião no estilo "the flash" do Conselho Universitário onde a minuta " a la escondidinho" seria apresentada e, sabe-se lá, aprovada com quórum qualificado.

Mas a coisa não para por ai. Quem pensa que a idéia da reitoria é só quebrar a DE 40 horas como regime exclusivo de trabalho na UENF, está enganado! O que me foi informado é que a coisa vai mais ainda longe, pois a minuta incógnita da reitoria preveria a criação de um regime de 20 horas de trabalho! E como ninguém com doutorado validado em território brasileiro vai aceitar esse regime porque os salários não iriam compensar já que nem DE essa gente teria, essa será a porta de entrada para mestres e graduados serem docentes da UENF. Ou seja, a reitoria da UENF está querendo não só destruir o modelo criado por Darcy Ribeiro, mas regredir à instituição à década de 1950!

E e ai que eu pergunto: por que? para que? e para quem?

Mas uma coisa é certa: se não dermos (comunidade universitária e defensores da UENF na sociedade organizada) uma resposta forte e organizada, a reitoria da UENF vai nos transformar em uma universidade de fundo de quintal! E que ninguém ache que haverá pruridos nessa tentativa de 
desmantelamento do modelo institucional da UENF, pois quem chega a elaborar a proposta como essa já perdeu qualquer sinal de contenção ao desmonte

Agora uma boa notícia: na próxima semana teremos finalmente uma assembléia da ADUENF para discutir esse imbróglio todo! Preparem seus corações e mentes, pois o momento vai requerer! Afinal se alguém vai defender o modelo inovador idealizado por Darcy Ribeiro serão os docentes organizados na ADUENF!