quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Liderados pelo DCE, estudantes da UENF ocupam a reitoria e exigem explicações

A tarde desta 5a. feira no interior do campus da UENF foi marcada por uma intensa mobilização de estudantes liderados pelo DCE/UENF que percorreram todos os prédios da universidade até chegar e ocupar as dependências da reitoria. 

Apesar do tom animado a ocupação foi pacífica e marcada pelo coro indignado de "reitoria que papelão, UENF 20 horas vai virar um escolão".  Após quase uma hora de ocupação, os estudantes se retiraram para o gramado em frente do prédio da reitoria onde realizaram uma assembléia para decidir os próximos passos da mobilização.

É importante frisar que apesar dos estudantes estarem contrários à forma pela qual a reitoria da UENF conduziu a tentativa de quebrar o modelo acadêmico criado por Darcy Ribeiro, a pauta estudantil é mais ampla e inclui cobranças pelo término da interminável obra do restaurante universitário e pelo estabelecimento de uma política que garanta a moradia estudantil.

Aparentemente, sob a pressão desse ato político dos estudantes, o reitor concordou em participar de uma assembléia comunitária com a presença dos três segmentos e dos membros do Conselho Universitário para que se coloque em pratos limpos a tentativa da reitoria da quebrar o regime de dedicação exclusiva  (D.E.) dos docentes da UENF.

Pois é, as celebrações que a reitoria havia planejado para a próxima semana acabam de tomar um outro runo. E dada a indignação dos estudantes contra a forma autoritária com que a reitoria vem conduzindo a discussão da quebra da D.E é bom que a reitoria realmente participe dessa assembléia. Tentar fugir agora vai só piorar uma situação política que já se tornou péssima entre estudantes e professores da UENF.

Mas uma coisa é certa: Darcy Ribeiro e Leonel Brizola estariam orgulhosos dos estudantes da UENF se ainda estivessem vivos para ver a defesa contundente que eles estão fazendo do modelo de universitário que eles trouxeram para Campos.