terça-feira, 26 de julho de 2011

BRITISH PETROLEUM E SEUS LUCROS BILIONÁRIOS: A PROVA DE QUE O CAPITALISMO PREMIA OS POLUIDORES



O sítio eletrônico da rede norte-americana CNN trouxe nesta 3a. feira (26/07) uma matéria que trata dos lucros bilionários que a petroleira British Petroleum teve, apenas um ano depois do incidente ambiental no Golfo do México.

O presidente da BP, Bob Dudley, explicou que os lucros de US$ 5.3 bilhões foram possíveis graças ao aumento no preço do petróleo, o que possibilitou que a multinacional inglesa se recuperasse rapidamente dos prejuízos causados pelo despejo de óleo crú que afetou drasticamente os ecossistemas naturais do Golfo do México.

É importante lembrar que o desastre com a plataforma Deepwater Horizon, ocorrido em 20 de Abril de 2010, causou a morte de 11 trabalhadores e causou um derrame de 205 milhões de galões de óleo (algo em torno de 776 milhões de litros  )diretamente nas águas do Golfo do México.

Resta saber agora quanto disto será investido pela BP para reparar os prejuízos que estão sendo causados nas comunidades que sobreviviam diretamente da pesca, e que continuam sofrendo os impactos ambientais deste desastre que, afinal, provou ser bastante lucrativo para seus responsáveis.