terça-feira, 12 de julho de 2011

Professores em greve do RJ invadem prédio da secretaria de Educação e entram em confronto com polícia


Da Redação* Em São Paulo




Professores e profissionais da educação do Rio de Janeiro, em greve desde o dia 7 de junho, invadiram o prédio onde fica a sede da Secretaria Estadual de Educação e entraram em confronto com a polícia. Eles foram impedidos de subir ao andar onde fica o órgão pelos policiais, que utilizaram gás de pimenta para dispersar os manifestantes.

Segundo o Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro), são aproximadamente 500 manifestantes. O protesto começou nas escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), onde os professores decidiram pela continuidade da greve, e seguiu até a secretaria. O objetivo era conseguir uma audiência com o secretário Wilson Risolia.
No entanto, cerca de 50 profissionais já haviam conseguido subir horas antes do confronto até o andar da secretaria. Uma comissão formada pelos manifestantes deve ser recebida pelo órgão assim que os que já entraram conseguirem sair do prédio.
Em nota, a Secretaria de Educação diz lamentar "a postura dos servidores" e afirmou que "está aberta ao diálogo em busca do entendimento pacífico entre as partes".
*Com informações de Júlio César Guimarães, no Rio de Janeiro