domingo, 10 de julho de 2011

UMA PIRONUVEM PAIRA SOBRE A PLANÍCIE GOITACÁ

O termos pironuvem ("piro" vem da palavra grega para fogo) as nuvens que que nascem diretamente da fumaça do incêndio, aparecendo depois da dispersão dos núcleos criados pelo fogo. 

Apesar deste termo ter sido criado para identificar fenômenos climáticos associados ao desmatamento na Amazônia, o norte fluminense já tinha suas pironuvens muito tempo antes da ocupação da fronteira amazônia na década de 70 do Século XX. 

Ao contrário da Amazônia, as pironuvens do norte fluminense estão associadas à queima dos cultivos de cana-de-açúcar. Aliás, como pode bem se ver na imgem abaixo, a população de Campos foi hoje premiada com uma bela pironuvem que se originou, muito provavelmente por causa da queimada de uma grande área de cana.

Mas que ninguém se engane, depois que a pironuvem se desfaz, o que ocorre é uma chuva de particulas que acaba contribuindo para graves problemas respiratórios, especialmente entre crianças e idosos. O pior é que estamos sob o risco de ainda ver pironuvens até 2024, ano que foi dado como limite para se terminar a prática de queima dos campos de cana.