sexta-feira, 8 de julho de 2011

QUALIFICAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO SERVE APENAS ESCONDER O DESEJO DE REPRESSÃO




Quando decidi criar este blog optei por não receber comentários. A explicação para esta postura é simples: eu não teria tempo para ler e responder com a devida atenção as possíveis contribuições dos seus eventuais leitores.  Além disso, o formato deste blog seria mais para que este servisse com uma plataforma de distribuição de informações que normalmente não estão facilmente disponíveis, sejam porque a imprensa burguesa não tem interesse de divulgá-las ou porque não estão disponíveis em língua portuguesa.

Mas as recentes ameaças travestidas num exercício responsável da liberdade de expressão me soam como uma nada velada tentativa de abafar críticas e informações que não interessam aos que são retratados em comentários. Como alguém que é rotineiramente atacado em comentários anônimos em vários blogs, creio que apesar do anonimato permitir a ação de pessoas covardes, não há porque clamar pelo seu banimento. O fato é que quem não deve, não teme. Assim, se os comentários anônimos contiverem apenas inverdades, o certo é que o blog que os publica é que sairá desacreditado.

Por outro lado, as ameças judiciais revelam apenas uma nova face da tentativa de criminalização de movimentos sociais, sindicatos e, agora, pessoas. Tudo isto em nome de uma aparente ordem moral e cívica que só serve para que as piores coisas que são cometidas contra o patrimônio público permaneçam impunes ou, no mínimo, mantidas sob um espesso manto de silêncio.

Deste modo, é preciso dizer que todo aquele que clama por um exercício responsável da liberdade de expressão é, na verdade, um opositor deste direito básico de qualquer democracia. E como tal, estes verdugos da democracia devem ser tratados como o que realmente são: inimigos da liberdade.