sexta-feira, 5 de julho de 2013

Usina da MPX recebe multa milionária do Ibama

Termoelétrica de Pecém, no Ceará, pertencente a empresa de energia de Eike Batista, foi autuada em R$15,5 milhões por poluição sonora causada pelo transporte de carvão



Vanessa Barbosa, de
                                                                     Divulgação/MPX
Visão geral das obras na usina de Pecém, da MPX, que começo a operar em 2012

São Paulo – Em meio a crise que abala o império do empresário Eike Batista, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em 15,5 milhões a usina termoelétrica da MPX de Pecém, no Ceará.

Aplicada após ação do Ministério Público Federal, a multa deve-se à poluição sonora causada pela esteira que leva o carvão mineral até a usina. O barulho foi denunciado por moradores da região, que é atravessada por muitas casas, dunas e vegetação abundante. 

Novas autuações podem ainda ser geradas, em função da poluição atmosférica causada pela planta.


Em nota, a Energia Pecém diz que já apresentou defesa questionando a legalidade da autuação. Diz ainda que a empresa comprometeu-se,junto à Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), a realizar comunicado prévio sobre as atividades de transporte de carvão de descarregamento. Segundo a nota, o grupo também se compromete a apresentar análises adicionais relativas ao desempenho ambiental do empreendimento. 

Com capacidade instalada de 720 MW, a usina termelétrica Energia Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para início, em 1º de dezembro de 2012, da operação comercial de sua primeira unidade geradora.