terça-feira, 16 de julho de 2013

Governo federal sinaliza que não vai socorrer Eike Batista


A matéria abaixo acaba de ser publicada pela Agência Reuters e parece um recado claro sobre o que pensa o governo Dilma sobre a situação desesperadora em que anda o ex-Midas de São João da Barra. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao dizer que o governo confia numa solução de mercado para a situação catastrófica em que está imerso o Grupo EBX está, na prática, dizendo que Eike Batista não deve esperar a cavalaria, e que o melhor mesmo é continuar o fatiamento da franquia "X".

Na parte que nos toca, agora fica mais do que evidente que cedo ou tarde, talvez mais cedo do que tarde, o Porto do Açu vai passar por essa tal de solução de mercado. Em outras palavras, esse ativo vai trocar de mãos. É esperar e conferir.

Governo confia em solução de mercado para empresas do EBX, diz Lobão

BRASÍLIA, 16 Jul (Reuters) - O governo federal acredita numa solução de mercado para as empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, cujas ações caíram forte na bolsa nas últimas semanas em meio à crescente desconfiança de investidores sobre a viabilidade das companhias, disse nesta terça-feira o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

"Esse grupo está tentando encontrar caminhos, soluções, vendendo participações e o governo tem que aguardar. Confiamos que o mercado vai dar uma solução", disse Lobão a jornalistas ao chegar em evento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Com relação à situação dos blocos de petróleo arrematados pela petroleira do grupo de Eike, a OGX, no mais recente leilão organizado pelo governo, Lobão disse que vale para ela o que vale para as demais empresas que participaram da rodada.

Isso significa que, se alguma etapa do processo não for cumprida, a empresa pode ser punida e ter que devolver os blocos, conforme previsto no edital.

O prazo para pagamento do bônus de assinatura das concessões se encerra em poucas semanas.

A OGX confirmou na semana passada que consultou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a possibilidade de oferecer óleo do campo de Tubarão Martelo como garantia ao direitos adquiridos no último leilão.

Na ocasião, a OGX disse que "espera ter as condições necessárias" para pagar o bônus de assinatura à ANP dentro do prazo estabelecido pela agência.

A OGX arrematou 13 blocos sozinha e em parcerias na 11a rodada, realizada em maio, oferecendo o pagamento de bônus de 370 milhões de reais.

ELETROBRAS

O ministro disse que se reúne na quarta-feira com representantes dos funcionários da Eletrobras para tratar da greve iniciada na segunda-feira.

Lobão disse que não há uma contraproposta por parte do governo, mas já deixou claro que neste ano a holding estatal não está em condições de garantir um aumento real de salários como fez ano passado.

(Por Leonardo Goy)