quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alimentos contaminados (com inseticidas) matam mais de 20 crianças na Índia


NOVA DÉLI - Pelo menos 22 crianças morreram e outras duas dezenas estão gravemente doentes depois de terem comido alimentos contaminados com inseticidas em uma escola pública no leste da Índia, disseram hoje autoridades do governo.

As crianças, com idades entre 8 e 12 anos, adoeceram ontem, depois de almoçar em uma escola primária em Gandaman, uma aldeia próxima de Patna, capital de Bihar, um dos Estados mais pobres da Índia.

A refeição que incluía arroz, soja e batata foi fornecida no âmbito de um programa governamental que visa garantir que crianças de escolas públicas tenham ao menos uma refeição por dia. A Índia tem mais pessoas com insegurança alimentar do que qualquer outro país no mundo.

"O óleo utilizado para cozinhar os legumes tinha mau cheiro. Nós suspeitamos que a contaminação foi causada pela presença de inseticidas, como o fósforo orgânico", disse Amarjeet Sinha, secretário de educação de Bihar.

Pouco tempo depois de comer o almoço, em torno das 12h30, várias crianças começaram a vomitar e algumas chegaram a desmaiar. A diretora da escola fugiu em seguida, de acordo com Sujeet Kumar, superintendente distrital da polícia. "A comida era armazenada na casa da diretora. Ela está desaparecida desde que as mortes começaram a ser relatadas, mas isso não estabelece seu envolvimento na tragédia”, disse Kumar.

O ministro-chefe de Bihar, Nitish Kumar, convocou uma reunião de emergência para hoje e enviou uma equipe de peritos forenses para a escola, para recolher amostras do alimento contaminado e auxiliar as autoridades locais na investigação. Médicos em Patna temem que o número de mortos possa subir, já que muitas crianças estão em estado grave.

O governo indiano distribui, a cada ano, cerca de 2,5 milhões de toneladas de grãos para 600 mil escolas, e oferece subsídios para outros ingredientes, como legumes e óleos comestíveis. Porém, o transporte e o armazenamento desses alimentos são um problema, principalmente em Estados pobres como Bihar, por isso a qualidade da comida é muitas vezes ruim.

(Dow Jones Newswires)