quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reitoria prepara rolo compressor para precarizar quadro docente da UENF mas encontra resistência

A reunião do Conselho Universitário que deveria ocorrer nesta 3a. feira acabou não ocorrendo por causa de uma manobra astuciosa dos conselheiros do Centro de Ciências que se opõem à minuta que visa precarizar o quadro docente da UENF com a inclusão de professores horistas no corpo docente da instituição.

A reação do reitor Silvério Freitas foi muito diferente daquela persona pacífica que ele usa na maior parte do tempo, pois quem estava presente pode perceber o uso de táticas bastante truculentas que procuraram calar os conselheiros do CCH.  E num gesto inesperado, Silvério Freitas impediu até a livre manifestação dos conselheiros que decidiram não assinar a lista de presença, um direito que é garantido pela Constituição Federal. Aliás, tanta identificação com o (des) governo de Sérgio Cabral só podia dar nisso mesmo.

Mas como bem observou um professor do CCH que não é conselheiro, a tática do rolo compressor da reitoria foi respondida com uma aula de Ciência Política pelo ex-vice reitor Sérgio Azevedo que lembrou a Silvério Freitas a necessidade de que se respeite o direito das minorias no processo democrático, uma condição básica para o funcionamento do Conselho Universitário da UENF.

Quem também deu um show de ação política foram os estudantes que foram ao Conselho Universitário para se posicionarem contra minuta precarizadora da reitoria e em defesa da qualidade de ensino e da assistência estudantil.

A reitoria em seu esforço para precarizar o quadro docente chamou um novo round, quer dizer sessão, do Conselho Universitário para esta 6a. feira (26/07), quando tentará novamente impor uma minuta que é tão confusa quanto obscura e que, aliás, os conselheiros ainda não receberam a última versão.

Abaixo imagens da reunião de hoje. Comparecer na reunião de 6a. feira é uma tarefa de todos que querem manter o modelo acadêmico de Darcy Ribeiro!