quarta-feira, 17 de julho de 2013

Brasil 247: Por Pezão, Cabral será investigado pelo MP

Depois de investigado sobre uso pessoal abusivo de helicópteros com dinheiro do governo do Estado, o governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), será alvo agora de uma apuração do Ministério Público Eleitoral por abuso de poder; ele estaria usando programas sociais para alavancar a pré-candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão, em 2014


Rio247 – Como se não bastassem os diversos protestos contra seu governo – e a ele próprio – o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), é alvo agora de uma nova investigação. O Ministério Público Eleitoral pretende apurar se o peemedebista praticou abuso de poder - Cabral estaria usando programas sociais para alavancar a pré-candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão, ao Palácio Guanabara em 2014.

Também será apurada, de acordo com o procurador-geral eleitoral fluminense, Maurício da Rocha Ribeiro, uma notícia publicada nesta terça-feira 16 pela Folha de S.Paulo de que os beneficiários do programa de transferência de renda do Estado teriam sido convocados pela Prefeitura de Miguel Pereira a comparecer a um evento de lançamento dos programas, que teve a presença de Cabral e de Pezão, sob ameaça de corte do benefício.

Além de se usar dos programas para promover Pezão, Cabral estaria mantendo uma agenda com certa distância da capital fluminense, por conta das manifestações contra ele na cidade. Ao mesmo tempo, intensificou a expansão de iniciativas como o Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, com eventos de lançamento em cidades do interior, sempre com a presença de Pezão.

O governador tem sido alvo de protestos desde o processo de privatização do Estádio do Maracanã, em abril. Depois, com a onda de manifestações populares que tomou conta do País, as críticas a ele foram intensificadas, inclusive no bairro onde mora, o Leblon, onde os vizinhos fizeram um abaixo-assinado para que ele se mude. Um grupo também ficou acampado próximo ao prédio onde mora o governador por mais de uma semana.

Há duas semanas, uma reportagem da revista Veja revelou que Sergio Cabral usava abusivamente os helicópteros financiados pelo governo do Estado. O governador usa a aeronave para levar os filhos, as babás e até o cachorro, todos os finais de semana, para a casa de praia da família, em Mangaratiba.

Para esta quarta-feira 17, às 17h30, está marcado nas redes sociais mais um protesto na esquina onde mora Cabral. O objetivo? Pedir seu impeachment e o do vice, Pezão.